Atire a primeira pedra quem nunca, mesmo sem ingerir, ouviu alguma histórinha sobre o uso dos suplementos alimentares. Desde que eles são “coisa” apenas de quem busca alta performance na academia até que é só “coisa de gente mais velha”. Mas antes de acreditar em qualquer coisa que seja dita, é importante conhecer um pouquinho mais sobre o crescimento desse universo.
Segundo levantamento realizado, nos primeiros meses da pandemia em 2020 o consumo de suplementos alimentares cresceu aproximadamente 30% no Brasil. De acordo com outro levantamento, 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares, sendo que 90% dos entrevistados usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e 85% buscam saúde e bem-estar.
6 mitos e verdades sobre o consumo dos suplementos alimentares
Picolinato de cromo emagrece
MITO. A glicose é o principal combustível das células humanas. Com o objetivo de aumentar a absorção dela, o pâncreas produz insulina. Assim que a glicose se alinha com a célula, ela “espera” para entrar. A insulina chega e “abre a porta”. É nesse momento que o Cromo entra em ação. O mineral liga-se ao transportador de glicose e “empurra-a para a porta”. Se não houver Cromo suficiente, a glicose continuará esperando. Quanto mais alimento, mais glicose. O corpo pensa que não tem insulina suficiente e o ciclo se repete. Esse aumento envia outro alerta: o consumo de glicose (açúcar). Caso essa quantidade não seja reduzida, ela é armazenada como gordura. Com os níveis de Cromo adequados, a insulina “abriria a porta”, o desejo por açúcar/carboidratos diminuiria e poderia ocorrer perda de peso.
Ficar no sol supre a necessidade de vitamina D
MITO. Engana-se quem pensa que um bom nível de Vitamina D no organismo “cai do céu”. Considerada uma vitamina fundamental, ela pode ser obtida em determinados alimentos e cerca de 80% dela é ativada pela ação do sol. Todavia, nem sempre isso é possível. Indicada para suprir baixas quantidades presentes no organismo, a suplementação por Vitamina D é uma grande aliada para pessoas de todas as idades.
Ômega 3 e cálcio são só para as pessoas mais velhas?
MITO. Prevenir e tratar doenças é assunto para todas as idades. Por isso, os suplementos alimentares podem sim serem utilizados nas mais variadas idades. Porém, isso não é sinônimo de ingerir qualquer suplemento a qualquer momento e sem nenhum objetivo específico. Cada organismo tem uma necessidade específica e individual.
Suplementar Melatonina faz com que o corpo pare de produzi-la.
MITO. A suplementação da melatonina não tem o poder de inibir ou estimular a produção do hormônio. A função da melatonina suplementada é contribuir para uma noite de sono mais profunda e revigorante.
Suplementar engorda?
Depende. Para que um suplemento seja capaz disso, ele deve possuir uma alta quantidade de calorias, e pra isso, devem existir altas taxas de gorduras, carboidratos e proteínas. No caso da linha de suplementos alimentares da Viplen, isso não ocorre, tendo em vista que a maior quantidade calórica encontrada são 18 kcal.
Só suplementar resolve?
MITO. Só suplementar NÃO resolve. O motivo? Os suplementos não foram desenvolvidos para substituir uma vida com bons hábitos, mas sim para complementar quando há necessidade.
Quanto mais vitaminas, melhor? MITO!
MITO. Tudo em excesso faz mal, e é claro que as com os suplementos alimentares não seria diferente. Um bom exemplo é o excesso de vitaminas A, D, E e K, que podem ficar estocadas no tecido gorduroso, podendo causar intoxicação, além de prejudicar a absorção de outras vitaminas.
Por que escolher os suplementos alimentares da Viplen?
Além de ter sido produzida para ser sua aliada em qualquer momento da sua rotina, quase toda nossa linha de suplementos alimentares é de dose diária única, ou seja: adeus à preocupação de esquecimentos.
- Picolinato de Cromo: para tratar a Diabetes tipo II, auxiliar no controle da glicemia e aumentar a saciedade > 1 cápsula por dia, antes da principal refeição;
- Ômega 3: Para regular o colesterol, melhorar a inflamação e auxiliar no tratamento da Diabetes tipo II > 2 cápsulas ao dia junto com as principais refeições;
- Melatonina: Para dormir melhor, controlar a pressão arterial e aumentar a defesa do organismo > 1 cápsula por dia, preferencialmente 1h antes de dormir;
- Cálcio: Para aliviar dores musculares, reduzir o colesterol “ruim” e prevenir o envelhecimento precoce > 1 cápsula ao dia, preferencialmente no período da manhã;
- Cúrcuma: Para aumentar o efeito anti-inflamatório, combater doenças cardíacas e aliviar inflamações na pele > 2 cápsulas ao dia, sem horário preferencial
- Vitamina D: Para melhorar a imunidade, prevenir a Diabetes tipo II e melhorar o sistema imunológico > 1 cápsula ao dia, preferencialmente no período da manhã.
Seja qual for o objetivo, lembre-se sempre que os suplementos alimentares não operam milagres. De nada adianta exagerar nos suplementos alimentares e ter uma alimentação à base de açúcares e gorduras. Também não adianta nada um alto índice de exercícios físicos e o descuido com todas as outras áreas da vida.