Imagine que você está em um bate papo com os amigos sobre saúde e bem-estar, e por um momento, um dos presentes no bate papo diz “Ah, mas você tem tal doença pois isso é de família”. Mas será que é assim mesmo?! A resposta é não. Apesar de comum, o pensamento de que toda condição genética é compartilhada com toda a família não está correto. É nesse ponto que os esclarecimentos sobre doenças genéticas e hereditárias tornam-se muitíssimos necessários. Então, vamos lá.
Mas então, o que são as doenças genéticas e hereditárias?
Apesar dos termos estarem intimamente relacionados, eles não são a mesma coisa. Após entender isso, é preciso desmistificar sobre o tal DNA. Nele é organizada toda a informação genética de uma pessoa, incluindo, por exemplo, os nucleotídeos e os genes. Para unir tudo isso, o DNA condensa e forma 23 pares de cromossomos.
Desse modo, quando nos referimos a doenças genéticas, estamos falando diretamente sobre doenças ocasionadas pela modificação de um ou mais genes da cadeia do DNA, podendo alterar a proteína sintetizada.
Já as doenças hereditárias, são aquelas transmitidas de geração para geração, que podem ou não se manifestarem no decorrer da vida, tudo de acordo com os hábitos adotados. Esse tipo de condição é causada por alterações nos gametas (óvulos e espermatozóides), os quais são responsáveis por transmitir informações a uma nova geração.
Vamos a um exemplo prático:
Segundo dados extraídos em 2019, na 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF:
- Existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo;
- O Brasil é o 5º país com maior número de pessoas com a doença (16,8 milhões);
- A previsão é de que o número total de pessoas com a doença aumente para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 2045;
- A diabetes está entre as 10 principais causas de morte, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos.
E o que esses dados têm a ver com o nosso assunto? Tudo. Como utilizamos de exemplo no início do blog, você certamente já ouviu a frase “Ahh, se sua família tem Diabetes, provavelmente você também terá”. Sim, você até pode desenvolvê-la, mas isso não é uma certeza. A expressão dos seus genes não é uma sentença. O aparecimento da diabetes tipo II está diretamente associado com o seu estilo de vida. Sedentarismo, má alimentação e a falta de noites adequadas de sono são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.
Então, para nunca esquecer: enquanto as doenças genéticas são causadas por danos no material genético, as condições hereditárias são realmente herdadas, podendo ou não se manifestarem no decorrer da vida.
Toda doença hereditária é genética?
Sim. Todas as doenças hereditárias são genéticas, porém nem todas as doenças genéticas são hereditárias.
Como já vimos, as doenças genéticas são aquelas que envolvem alterações no material genético e podem possuir o caráter hereditário, tendo em vista que as informações do DNA são passadas geração após geração. Quando falamos que nem toda doença genética é hereditária, temos alguns tipos de câncer como por exemplo, ocasionado por alterações no material genético, mas sem ligação alguma com transmissão dos descendentes.
Como as doenças genéticas são diagnosticadas?
Proporcionalmente à grande variedade de doenças, as formas de descoberta também são diversas. Nesse sentido, é possível verificar algumas doenças durante a gravidez, logo após o nascimento ou ainda na primeira infância, por meio de exames gestacionais e pelo Teste do Pezinho. Além disso, também há a chance de diagnóstico na fase adulta, por meio, por exemplo, de um Teste Nutrigenético.
Você pode não imaginar, mas seu perfil genético pode revelar muito além do que você imagina. Foi para desvendar isso que nós da Viplen, unimos serviços de nutrição e genética. Analisamos mais de 70 genes e 100 polimorfismos relacionados com a sua fisiologia e metabolismo, possibilitando que você entenda muito mais sobre a sua saúde, melhore sua dieta, controle seu peso, otimize seu desempenho físico e escolha a suplementação alimentar mais adequada para você. Além do diagnóstico de doenças, o teste permite que você:
- Entenda a melhor dieta para o seu corpo;
- Identifique a capacidade de absorção a vitaminas e minerais do seu organismo;
- Tenha uma suplementação alimentar adequada para você
- Potencialize o seu treino, ganho de massa muscular e reduza o risco de lesões;
- Detecte intolerância à lactose, glúten e metabolização de cafeína;
- Descubra sua sensibilidade a luz solar;
- Verifique suas tendências para acne, celulite, estrias e varizes;
- Melhore a qualidade do seu sono;
- Entenda como seu corpo responde ao estresse e a determinados medicamentos.
Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mãos!